Nintendo DS e suas Características
O Nintendo DS ( NDS ) é um video game portátil lançado pela Nintendo em 2004. Ele tem como características principais o fato de possuir 2 mini-telas LCD, ( sendo uma delas touch screen ) um microfone embutido, um sistema de transmissão de dados Wireless que permite a local interação entre dois ou mais jogadores que tenham o Nintendo DS e também o fato dele ser dobrável, o que proteje as telas, faz com que ele fique menor para poder ser guardado e também proteje da poeira. O alcance da wireless varia entre 10 a 100 metros dependendo das condições ( paredes, janelas, etc… ).
O significado das letras DS segundo a própria Nintendo é Dual Screen ( tela dupla ) mas o video game acabou sendo apelidado de Developers’ System ( sistema dos desenvolvedores ) pelos programadores de games pelo fato do desenvolvimento de jogos para ele ser extremamente simples ( em comparação com os outros sistemas similares ) e também pelo fato do DS permitir que os desenvolvedores utilizem toda a sua criatividade aproveitando o fato de existirem 2 telas e também aproveitando o sistema touch screen e a caneta Stylus ( caneta usada para tocar a tela do DS ).
As duas telas do DS já foram aproveitadas de diversas maneiras, em alguns casos o jogo se passando em uma tela e o mapa em outra, em alguns casos os personagens ficando em uma tela e os diálogos e interações acontecendo na outra e em alguns casos o jogo se passando até mesmo nas duas telas. Sem contar as 1001 utilidades que foram dadas ao touch screen e a caneta Stylus no contexto dos games.
Ficha Técnica do Nintendo DS
Fabricante: Nintendo
Lançamento: 2 de Dezembro de 2004 em Tokyo
CPU: Processador de 67 MHz ARM946E-S e co-processador matemático 33 MHz ARM7TDMI
Memória RAM: 4 MB
Unidades Vendidas: aproximadamente 100 milhões.
Quantidade de Jogos: aproximadamente 2.500
Produzido no Brasil: não
Tecnologia do Nintendo DS
O núcleo de hardware do Nintendo DS ( hardware central que roda os jogos ) é basicamente o mesmo projeto do Hardware do GBA ( Game Boy Advance ) só que incorporando algumas novas tecnologias.
Ele possui 2 processadores principais, um deles global e um auxiliar responsável pelo processamento de imagens e som. O Nintendo DS possui também 4 MB de RAM ( parece pouco, mas o hardware é eficiente e não demanda muita memória ) e um sistema de comunicação wireless interno.
Telas do Nintendo DS
As duas telas do Nintendo DS tem o mesmo tamanho ( 3 polegadas ) sendo que somente a inferior tem o Touch Screen. A resolução destas telas é de 256×192 pixels ( um pouco melhor que a resolução do GBA que era 240×160 pixels ).
Ambas as telas do DS podem rodar elementos 3D embora somente uma delas seja processada por vez, o que pode causar uma certa lentidão e “lags” quando ambas rodam em modo tridimensional, por esse motivo a maioria dos jogos usa somente a tela superior ( a tela sem touch screen ) para rodar elementos 3D.
Mídias do Nintendo DS e a Compatibilidade com o GBA
Os jogos do DS vem em cartuchos do tipo “card” e tem 256 MB de capacidade, além dessa memória principal os Game Cards ( como são chamados os cartuchos do DS ) ainda tem uma pequena memória Flash para salvar os jogos, eliminando a necessidade de Memory Cards como temos no Playstation. Como o projeto do Nintendo DS é baseado no projeto do Game Boy Advance, ele também roda diretamente os jogos do GBA, sem necessidade de emulação, possuindo inclusive 2 slots, um para jogos do próprio DS e outro para os jogos do GBA.
É interessante lembrar no entanto que embora rode GBA, o Nintendo DS não é capaz de rodar os jogos mais antigos do Game Boy e Game Boy Color. Quando roda games do GBA só uma das telas do DS fica ativa e o touch screen é desabilitado.
Bateria e Autonomia do Nintendo DS
O Nintendo DS possui uma bateria recarregável de Lítio ( lithium-ion ) com autonomia de 6 a 8 horas segundo o fabricante. A carga completa na bateria dura 3 horas. Assim como em todas as baterias de Lítio, só se recomenda que a bateria seja recarregada assim que ela estiver totalmente vazia.
Recarregando a bateria sem ela estar vazia, faz com que ela pouco a pouco vá perdendo a sua capacidade e vá durando cada vez menos. Também é recomendado que ela sempre seja recarregada completamente e durante 3 horas, assim a diversão está garantida e a bateria vai durar por muitos e muitos anos.