Animal Crossing Clock
O DSiWare recebeu recentemente o seu primeiro par de aplicações. Uma calculadora e um relógio parecem pouco aliciantes, já que qualquer telemóvel dispõe dessas funcionalidades. E qualquer pessoa tem um. Mas a Nintendo acredita que tem algo a oferecer com estes programas. São vendidos em separado e partilham o mesmo tema: Animal Crossing.
É inevitável apartar uma comparação com as aplicações que abundam no iPhone e talvez esta seja mais uma reacção da Nintendo a esse fenómeno. É certo que conhecemos a companhia liderada por Satoru Iwata pela sua postura pró-activa e não reactiva, mas o DSiWare é claramente uma tomada de posição face ao fantasma da Apple. E assenta perfeitamente na estratégia de tornar mais ténues as divisões entre jogadores ocasionais e os mais dedicados.
Ao contrário da calculadora, o relógio temático não tem qualquer utilidade. A DSi já tem um, incluído de raiz, e podem esperar deste download as funções normais de um relógio convencional: visualizar as horas (em modo analógico ou digital) e programar um despertador, que dispõe de espaço para três diferentes memórias. Infelizmente, e tal como o relógio da DSi, é necessário ter a aplicação a correr para que o despertador funcione. E lá se vai a justificação para descarregarem este Animal Crossing Clock. É pago e não acrescenta qualquer funcionalidade nova à consola. Os fãs da série vão gostar da imagem de fundo e da música do despertador, aquela irritante melodia que soa sempre que caímos numa armadilha (aquele irritante fosso camuflado com ervas). Se o toque não agradar é possível dar liberdade ao compositor que há em cada um e criar o seu próprio aviso despertador.
Tivesse sido incluído com a calculadora e fazia mais sentido. Distribuído de forma isolada, Animal Crossing Clock podia perfeitamente juntar-se ao grupo de software que ficava bem no espaço “Free” da nossa loja virtual portátil.