Nintendo contra a pirataria no DS
terça-feira, 10 de novembro de 2009
A Nintendo criou mais uma ferramenta contra a pirataria no DS –um formulário anônimo de denuncia. A ideia surgiu depois do processo contra 54 lojas que comercializam os cartuchos de R4 no Japão e que fere a lei de direitos autorais do país.
A Big N busca uma forma de evitar que o desbloqueio entre na terra do sushi, no entanto, vem encontrando dificuldade em localizar todos os pontos de vendas do produto e, por esse motivo, apelou para a criação do formulário, onde qualquer japonês pode dar uma de dedo duro e denunciar as lojas. Surpreendentemente o site vem dando resultado e hoje a Nintendo já anunciou estar extremamente satisfeita com as informações.
Como a China não tem lei contra a produção e comercialização do R4, todos os esforços estão concentrados dentro do Japão em um processo que já vem se enrolando a algum tempo. De um lado estão as lojas que comercializam o produto e que se defendem assegurando que não vendem jogos ilegais, apenas o cartão. A Nintendo, mais ríspida, diz que o produto dificulta o crescimento da indústria de jogos no Japão e que alguma coisa deve ser feito.
Quem vai ganhar? Isso ninguém sabe. Se aqui no Brasil já é difícil evitar que os chinas vendam pirataria nas ruas, imagina no Japão que eles são todos iguais.
Ok. Abri o formulário: Como escrevo Mercado Livre e Sta. Efigênia em japonês?